segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pense comigo (Abril/2011)



Porque será que ficamos cegos para determinados tipos de comportamento? Repetimos, repetimos e repetimos......Vamos crescendo cheios de sonhos, tocando a vida numa direção e quando vemos estamos caindo na mesma ¨CILADA¨. Conheço uma pessoa que pra mim anos atrás  era uma promessa de competência e modernidade. Eu ainda estava nos estudos e ela já era uma empresária, bonita, bem vestida....aquele tipo de pessoa que por onde passava todos viravam  cabeça para olhar . Eu me lembro que ela era destemida, viajava o mundo inteiro, enquanto eu ainda me sentia, ¨FILHINHA DE PAPAI¨, agarrada a família . Sabe aquela pessoa que você se espelhava pensando: quando eu crescer quero ser igual a ela......Éramos praticamente da mesma idade, mas eu me sentia ainda nos ¨cueiros, ¨.pois bem, o tempo passou, eu morava em outra cidade, deixamos de nos ver por bastante tempo. Outro dia, numa viagem nos reencontramos. Tomei um susto! Sua figura não era mais nem a sombra do passado . Pense numa mulher abatida, sem viço , um olhar triste,magérrima....ACABADA!!!  . Chorosa me contou que estava cheia de dívidas, muito preocupada sem saber o que fazer direito para sair da situação de angústia que se encontrava. E o seu negocio tão pioneiro e promissor na época?, ( perguntei), ela foi falando e eu fui percebendo nas entrelinhas que o que era vanguarda e inovador foi esmagado pelo crescimento da cidade e por outros empreendedores mais rápidos. A imagem  que consegui fazer é como a de um palito de fósforo. Quando você risca   ele  acende o fogo lindo!, aí ele vai queimando virando cinzas, sumindo. Ela não acompanhou o seu tempo. Ficou no mesmo lugar, do mesmo tamanho com as mesmas idéias. Ela não arriscou!! Foi consumida dragada pelos que chegam  cheios de gás!, nem casar ela conseguiu. Não por falta de pretendentes, teve muitos....mas disse NÃO pra todos, preferiu ficar no seu mundo construindo só na sua cabeça e hoje sente o impacto da DERROTA. Percebi pelo que me contou como ela repete comportamentos infantis  até hoje . Como é difícil se desvencilhar de um tipo de criação e como sem querer a família prejudica um ser! Como idéias arraigadas são o retrato da incompetência. Ser competente é estar aberto a mudanças por mais difícil que elas possam ser. É compreender que fazemos parte de uma família, mas somos ÚNICOS , não precisamos necessariamente nos misturar. Precisamos repensar comportamentos,  não deixar a vida nos levar feito  avalanche!. Fiquei chocada com o que percebi da minha amiga e que  sirva para pensarmos em ser mais humildes diante da grandeza do aprendizado. Olhar nos olhos e ouvir um ao outro ainda é a melhor opção.


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário