quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

RECOMEÇAR






RECOMEÇAR, essa palavra carrega dois sentimentos distintos: O medo de deixar algo conhecido (mesmo que não lhe agrade), e a felicidade de viver novas oportunidades que trazem aquele frescor que sentimos claramente quando viajamos. O que machuca e angustia é o “meio disso” a entre safra a pergunta freqüente:” por onde começar?”. Tem momentos na vida da gente  que precisamos rever comportamentos viciados que nos mostram que rodamos em círculos sem sair do lugar, ficamos com aquela inquietação sabendo que tem algo errado mas a solicitação de todo o dia faz com que a gente vá empurrando tudo pra baixo do tapete e siga em frente afinal precisamos trabalhar para viver! Só que não somos maquinas programadas para o sucesso, somos pessoas com necessidades de afeto, de compreensão, de que alguém nos escute e abrace calorosamente. Já reparou que quando você é a “locomotiva” do seu lar, do seu trabalho etc...todos ao seu redor simplesmente “descansam”, são incapazes de dizer a palavra mágica: “posso ajudar”? acho que te vêem como uma força que caminha sem combustível e quando você dá por si está sobre carregada, cheia de responsabilidades para administrar até de pessoas adultas que poderiam estar tomando seu próprio rumo. SOCORRO mamãe quero colo! (tenho certeza que esse é o clamor de muitas pessoas). O que fazer para quebrar comportamentos que não tem mais nada a ver com você?  Manas, a primeira providencia é tirar os preconceitos de cima dos seus ombros, tipo assim: “Estou velha para mudar”, “se eu mudar de casa o que vou fazer com tanta coisa”?, Queridas que tal ficar LEVE? Afinal esse monte de “troço” que acumulamos durante toda nossa vida serve mesmo pra que? Quanto tempo temos pra perder? Pra que ficar lustrando um móvel quando poderíamos estar apreciando o movimento da vida? Estar envolvida com ela sentindo o coração bater forte de novo? Se você deixar, os vampiros sempre vão sugar seu sangue, nunca vão  reconhecer teu esforço. Dê um BASTA  JÁ !



PENSE COMIGO - JORNAL MANAUS HOJE  25 Fevereiro 2012

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pense comigo (31 de Março de 2011)


Manazinha eu, como cidadã amazonense que morou 20 anos fora daqui, e voltou por AMOR a cidade , fico  estarrecida com a declaração de que o camelódromo está inviabilizado e que tudo continua como “dantes no quartel de ABRANTES”. Não quero aqui evocar minhas lembranças de juventude onde descer a av. Eduardo Ribeiro era um “must”, chegar até a praça do relógio, ir a missa na igreja da Matriz, ir no JG fazer compras....e por aí vai ,E NÃO FAZ TANTO TEMPO ! tudo fazia parte de um encantamento só ! os belíssimos prédios históricos nos lembravam todo o tempo o valor de ter sido uma das primeiras cidades do Brasil a ter luz eletrica, os trilhos dos bondes  marcados no chão, as praças.....etc.....Nós que ADORAVAMOS passear no centro, hoje estamos acuados e reféns  de quatro mil  pessoas ( conforme estatística ) em detrimento de uma população de quase dois milhões de habitantes. COMO ASSIM ??? não tem lógica ! os camelôs tomaram conta das calçadas do centro ( com aval do poder público ) obrigando o pedestre a andar no meio da rua, ou se espremer por calçadas mau cheirosas onde se depara com muita sujeira e imundice. Como se não bastasse a esculhambação geral, ainda tem os ambulantes vendendo lanches sem a menor condição de higiene, cadê a VIGILÂNCIA SANITÁRIA ??? o que falta para as autoridades resolverem o problema ? onde é que está a dificuldade ?   Não posso acreditar na velha estória dos VOTOS !! depois da cidade modificada com PROSAMIM e outras obras  pega até mal um centro tão distante  da nova realidade.  Em qualquer parte do mundo a identidade do seu povo está no seu centro histórico porque so o nosso tem que ser diferente ? eu como cidadã lanço agora uma campanha: QUEREMOS O CENTRO DE VOLTA  não por causa da COPA, mas por nos amazonenses que merecemos dignidade e queremos ter orgulho da nossa cidade !

Pense comigo (1° de Fevereiro 2012)


Manazinhas, estou aqui pensando com “meus botões”, como o mundo ficou diferente! Antigamente a vida corria mais solta, com mais naturalidade, brincávamos nas ruas, no quintal das casas, subíamos em árvores, tirávamos seus frutos, comíamos sem lavar......falávamos o que queríamos e no máximo isso gerava uma acalorada discussão que nos atiçava o sangue e nos fazia dormir mais ricos de idéias. A televisão ainda não ocupava um lugar de destaque em nossas vidas e os sonhos eram todos projetados em nossa mente de uma forma romântica sem tanto bombardeio de informações. Não éramos obrigados a saber de tudo e essa fome de dinheiro para comprar cada vez mais não dominava. Hoje o mundo está muito cheio de gente que tem cada vez mais necessidades de todo o tipo e sabemos que quem não estiver preparado fica cada vez mais no cantinho da falta de emprego e perto da pobreza. Hoje as pessoas não carimbam mais seus contratos com a sua palavra, é necessário mais de dois advogados para fazer um e cheio de clausulas para garantir o que foi acordado. Tudo dá processo, mas tudo mesmo! Pisamos em “ovos” para exprimir um pensamento e o pior.....perdemos o nosso humor! O negro deixou de ser uma pessoa, hoje é uma “entidade’ de um outro “planeta” que se você cair na besteira de brigar por qualquer bobagem, assim como se briga com brancos, amarelos, etc....fica declarado que é RACISMO de cara! Você até explica que ADORA a cor deles que não tem nenhum problema com isso que foi só discordância de pensamentos, mas não tem ninguém que acredite nisso! Parece que vivemos cercados por um tipo de gente que “patrulha” o seu pensamento e te declara CULPADO! E pior, julgam, condenam embasados na sua própria opinião, sem ter nada a ver com a outra pessoa! Senhores do mundo, donos da verdade, pensadores. Eu não respeito essa gente! Tenho é pena!, porque rotulam de uma maneira extremamente preconceituosa e cruel ! pra terminar nossos gays que colorem o universo com sua alegria, se chamarmos de “BIBA” (fora da novela) somos jogados aos leões! SOCORRO! Que mundo é esse, “politicamente correto”.? 

Pense comigo ( 13 de Janeiro de 2012)


Outro dia vi por aí uma campanha publicitária que perguntava: onde está o ouro? Fiquei viajando nas lembranças e me lembrei de uma estória que me causava um enorme fascínio: Ali Babá e os 40 ladrões. Nessa estória os “lalaus” estão atrás do tesouro e acabam descobrindo que na entrada de uma caverna a pessoa diz uma senha : “Abre-te Sésamo” e a pedra se afasta dando lugar para uma visão deslumbrante, baús jorrando moedas de ouro e pedras preciosas, jarras cheias de ouro.....ouro, ouro, ouro......tudo que uma pessoa romântica sonhou na vida encontrar para mudar o seu destino. Quando vejo uma jovem agüentar 28 horas dentro de um carro para ganhar uma prova (BBB) de imunidade e o próprio carro, me pergunto: qual o objetivo final dessa pessoa? Mudar seu DESTINO. Porque estamos sempre a procura do “OURO”? porque as filas enormes nas casa lotéricas? Sempre o dinheiro vem como uma espécie de “senha” para abrir as  portas do paraíso. Será? Não sei porque não consigo pensar dessa maneira. Outro dia vi numa loja a seguinte frase: “se você acha que dinheiro não traz felicidade, deixe o seu aqui e seja feliz”, é super bem humorada, mas vou mais fundo, nem todo dinheiro do mundo pode comprar a alegria de uma pessoa. Tem sentimentos dentro de nos que parecem que já vem no DNA, nada consegue mudar, nem a morte de um filho (que seguramente é a maior perda de um ser), consegue! A sociedade nos leva por um caminho superficial de anseios quantitativos e não qualitativos, TER é melhor do que SER, as pessoas acumulam milhares de coisas das quais não conseguem sequer usufruir e não tem a coragem de dividir um pouco que seja, com ninguém. Parece que acumular lhe traz o status para ser definitivamente respeitado. Pobre gente iludida por meia dúzia de coisas! Na hora da doença, do sofrimento, nada disso conta, um amigo, um sorriso, um abraço (que não tem preço) se tornam o verdadeiro tesouro. PENSE NISSO!

Pense comigo (12 de Outubro de 2011)



Manazinha, outro dia recebi um e-mail de uma pessoa absolutamente revoltada com a existência, derramando um azedume que cheirava a podre! Tudo era difícil, o baixo-astral contaminando, carente de tudo! Fiquei DANADA, como uma pessoa se deixa ficar carente de frescor? Como é difícil não ter humor não ver graça na vida ! como se desperdiça a grande oportunidade de ser FELIZ??  Todo mundo tem dores, mas porque cultivá-las por décadas? Acho que é porque nada pode substituir o sofrimento para essa pessoa, a dor faz parte do seu padrão de comportamento viciado pela vitimização.Esse tipo de pessoa quando entra em qualquer lugar vem envolta numa nuvem negra e ninguém consegue ficar muito tempo conversando com ela, o muro de lamentações não deixa. Como pode? Se você cresceu é adulto tem que parar de reclamar  de querer o impossível de querer lógica pra tudo, de criticar e julgar os outros, RELAXE!, saboreie o que a vida te traz e se divirta, tire por menos, descubra o prazer que um espírito jovem pode proporcionar. Será que essa pessoa ama? Duvido! O amor requer um desprendimento especial, temos que abstrair regras impostas, temos que soltar amarras, temos que olhar o outro bem fundo nos olhos deixar o racional de lado e dar passagem para as emoções, sentir, sentir, sentir. Que delícia, o coração descompassar independente da idade, das convenções, do que podem pensar os outros!  A vida é um presente e o dia de hoje é único e especial, como perder tempo amarrado a uma sensação mentirosa e paralisante? As pessoas tem que ter coragem de sair da condição de escravas de si mesmo, permitir-se errar e descobrir a vida. Nunca é tarde!

Pense comigo (20 de Janeiro de 2012)


Manazinhas, não sou nenhuma puritana, mas alguns cuidados tem que ser tomados em relação a nossa capacidade de engolir goela abaixo  essa falta de educação, principalmente em relação a mulher que esse BBB mostra em rede nacional para todo o Brasil. O que houve com o mundo? Estamos vivendo uma inversão de valores catastrófica! As mulheres desse programa parecem ser todas desclassificadas, sem auto-estima PERIGUETES, os homens, uns tarados que se aproveitam de qualquer situação para esvaziar seu desejo. Atitudes de animal daquele mais rasteiro...... e elas ainda justificam o que a opinião publica qualifica de estupro! Pense na “salada”? pra completar o quadro de sandices o apresentador do programa os chama de heróis! Heróis de que? Da resistência aquela série de provas bárbaras a que são destinados? Que “meda”! não existe nesse programa a menor possibilidade de alguma conversa construtiva,é só baixaria a céu aberto mostrando pro mundo uma vida vazia e sem propósitos, XÔ BBB ! Cruz credo, Ave Maria Alias, essa semana foi recheada de acontecimentos Loucos! E o capitão daquele navio de cruzeiro na Itália? A conversa dele com o outro é surreal! Ficamos aqui fantasiando que o primeiro mundo é perfeito, que determinadas coisas só acontecem no Brasil, aí vem esse maluco que sabe-se lá porque mudou a rota do navio o jogando no pedregulho e fugiu na maior cara de pau abandonando a tripulação a própria sorte. Parece filme! Mas é uma triste realidade .Muitas vidas humanas na mão de um louco! A pergunta que não quer calar: Essa empresa não faz um exame psicotécnico pra contratar seus funcionários? Qualquer um pode ser o comandante ?   To “bege” com tanto absurdo. Pra terminar, porque será que as lutas de MMA estão ganhando espaço?? Será que estamos precisando de heróis? Precisamos ver o sangue jorrando para nos sentirmos seguros? PENSE NISSO!

Pense comigo ( 03 de Janeiro de 20120



E aí? Já fez sua lista de sonhos? Guardou numa caixinha pra no final do ano conferir? É sempre tão igual! Quero isso, quero aquilo.........e esqueço o principal: PLANEJAMENTO, meninas quanto tempo perdi na minha vida porque esquecia de focar no alvo! Quando deixamos correr solto, estamos a mercê de todo tipo de intempéries, de acontecimentos e tudo pode ir pelo ralo! Por exemplo: se você quer emagrecer, você tem que traçar a trajetória para alcançar seu objetivo. Primeiro ter a noção exata de como você está e de onde quer chegar. Se vai precisar do auxilio de um endocrinologista, um nutricionista, traçar quantos quilos quer eliminar por mês, mudar de hábitos, de alimentação, passar a se exercitar pelo menos três vezes por semana, entender que não basta fazer isso só por um tempo, tem que ser realmente uma reeducação alimentar. Qualidade de vida requer muita disciplina e coragem, tem dias que a preguiça bate forte e ir pra uma academia é uma tortura, você se arrasta e chega lá, aí começa a se movimentar e as tais das endorfinas começam a fazer o milagre da disposição e trazem o bom humor de volta. É muito bom saber que você pode se superar, pode chegar onde quer. Quando você planeja  vê  sentido na sua existência,  entende melhor a obra de Deus, você estimula seus neurônios,  é CAPAZ! Ter sentido é o que nos faz melhorar nesse mundo! Sonhar é como se fosse a alma do criador, é o alimento que nos impulsiona para frente. Temos necessidade de reconhecimento, de conseguir, de superar obstáculos. Não gosto muito da idéia de ser competitiva em tudo, mas tenho certeza que um pouco do espírito do esportista nos faz chegar mais rápido no objetivo. Não sei porque mas tenho certeza que 2012 vai ser um ano que vamos precisar estar inteiros aqui e agora, sabendo exatamente o que se quer, porque a vida vai cobrar isso, portanto, não perca tempo e PREPARE-SE!



(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (16 de Dezembro de 2011)


Manazinhas, a vida é realmente por um fio.....tudo pode acontecer a qualquer um a qualquer momento! Uma pessoa pode morrer atravessando a rua e é muito louco imaginar o que aquela pessoa estaria pensando naquele momento que foi chamado por DEUS, como somos um corpo, quando caímos ocupamos um lugar, as pessoas correm para socorrer, identificar, chamar a família etc...e aquele ser que a poucos instantes era sonho se transforma numa espécie de estorvo , perde toda a individualidade a independência, gente que ele nunca viu pega nele, o carrega, leva para um lugar que ele não previu, se estiver sujo, ferido tudo ficará exposto a todos que estiverem por perto. Cruel não? Grotesco eu diria, mas insuportavelmente REAL ! por conta disso eu quero falar a vocês de AMOR, esse sentimento tão curativo tão regenerador da sua alma . No amor não cabem  as culpas! No amor temos que dar o que é  verdadeiro, temos que ouvir mais o outro e calar, sei que é muito difícil num mundo que todos querem estar com a razão que estão sempre correndo que sobra pouco tempo para o olho no olho mas é urgente que a gente consiga mudar, rasgar a falta de tempo e instalar um novo tipo de comportamento. NÃO SOMOS ETERNOS! E precisamos de alívio da alma, precisamos ver a beleza da natureza, ouvir o canto dos pássaros, diminuir a intensidade da responsabilidade, parar de ficar preocupado com o que os outros vão pensar? Meu Deus, pare de enfiar a faca no seu peito e achar isso ou aquilo! Feche os olhos e sinta com a força que Deus lhe deu qual o sentimento que você tem que pode ajudar a transformar o mundo? Não seja igual a ninguém! Seja você, GRANDIOSA cheia de energia do bem para ajudar o mundo a ser mais feliz! REGENERAR, essa é a palavra chave nos tempos de hoje, portanto MÃOS A OBRA! Não temos um minuto sequer a perder!



(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (17 de Novembro de 2011)


Forçar a “BARRA” em qualquer circunstância me faz uma imagem tipo um puxa puxa de açúcar que você morde, puxa e o fio vai afinando até virar uma linha e sumir. As pessoas ultimamente estão tão sem noção que vão empurrando suas pretensões inconsistentes tentando uma colocação para a qual não estão preparadas, forçando uma BARRA sem tamanho ! onde já se viu, copiar uma proposta de trabalho sem a menor preocupação de pelo menos mudar as palavras? Tudo igual, sem criatividade nenhuma. Acho que essas pessoas se sentem maiores do que são verdadeiramente e é aí que começa o perigo, elas nunca vêem o caminho percorrido, acham que é só fazer e pronto. Esse tipo de pessoa geralmente não constrói NADA, vive na cola de alguém, esperando a infeliz ter uma idéia para rapidamente tentar “surrupiar”, como elas não tem noção de nada mesmo no anonimato acham que o povo vai comprar sua idéia! FALA SÉRIO em que mundo vivem? Hoje em dia o mundo está tão cruel que se você não der resultado, não tem esse papo de “vou te ajudar”, sou teu amigo. Manaus cresceu e negócios são negócios, tudo muito frio e profissional, SEM EMOÇÕES! As vezes fico vendo pessoas abrindo negócios, sem uma pesquisa, só no “achismo”, esse tempo de investir na loucura está totalmente ultrapassado. O empresário de hoje se prepara o tempo todo, nunca está pronto! Está sempre antenado para as mudanças! Pra fazer negócios você tem que ser do ramo, ter jogo de cintura, saber ouvir, ser curioso, pensar como se fosse o outro, isso sem contar com o talento e a sorte que Deus manda. Fico boba de ver pessoas esperando a vida cair do céu como uma chuva, não fazem nada para mudar nada, não se mechem, não pensam numa boa idéia, ficam por ali, reclamando do tempo, olhando pro vizinho pra falar mal, cuidando da vida dos outros, e a sua? Como vão mudar alguma coisa preocupados com os outros? Mana , quer saber? OS CÃES LADRAM, MAS A CARAVANA PASSA!


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (01 de Janeiro de 2012)


Mais um novo ano surgindo no portal de nossa existência! Esse então vem cercado de grandes expectativas, 2012, até filme já fizeram determinando que o mundo vai acabar! A impressão que temos é que estamos por um fio.... O que fazer senhor? Que “mandinga” nos manterá firmes e resistentes? Dei uma passeada pelo GOOGLE nas previsões e percebi claramente que , as transformações tem que ser cada vez mais pessoais. Como manter o mesmo comportamento viciado em meio a tantas mudanças no mundo?  Em primeiro lugar, hoje somos muitos, a população mundial aumentou assustadoramente, a evolução tecnológica mais rápida que um foguete, quando começamos a dominar uma técnica já mudou tudo, as redes sociais nos integram num piscar de olhos com o mundo, podemos resolver grandes problemas de camisola, sem sair de casa ( é só  não ligar o SKYPE), tudo ficou mais prático, já que não precisamos perder tempo com locomoção, dificilmente somos inéditos, tudo está aí de montão, podemos perceber a diferença aqui mesmo em Manaus. Até bem pouco tempo, umas cinco boutiques (até este nome está ultrapassado) vestiam as pessoas da nossa terra, agora, presta atenção na quantidade de lojas aqui??? É loja de multimarcas, são franquias, lojas de departamentos, shoppings trazendo todo tipo de negócios, já não se pode mais dizer que em Manaus não tem NADA!  Embora algumas pessoas insistam! Insistem porque não querem ver ! pensam que podem ficar do mesmo jeito a vida toda! Estou dando um exemplo banal para nos percebermos o quanto temos que desapegar, o quanto temos que evoluir e liberar crenças ultrapassadas para estarmos no mundo de hoje. 2012  chega com a força das grandes mudanças! Principalmente no estilo de vida! Não da mais para ignorar os abusos que fizemos com a natureza, não da mais pra desperdiçar água nem fingir que não vê o seu semelhante, tem que ser solidário e engajado em algum movimento de ajuda ao próximo. 2012 é o ano da RENOVAÇÃO, SE LIGA MANA! 



(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (25 de Novembro de 2011)


Manazinhas, bem que a gente tenta entender a loucura que está o trânsito em Manaus,  não é possível que as autoridades não percebam que é preciso realmente um CHOQUE DE ORDEM. Pra organizar tem que punir severamente. Dizem que entra em Manaus por mês uma média de 3.000 carros novos, se repararmos bem em cada esquina tem uma loja de venda de carros, aí eu te pergunto: tem rua pra todo esse fluxo? Claro que não ! hoje em dia pra ir pra qualquer lugar nessa cidade você tem que rezar e conhecer todas as “quebradas” pra poder chegar na hora marcada, está absolutamente insuportável! Essa Macéio que era para desafogar o trânsito virou um pesadelo, engarrafa diariamente e os tais sinais sincronizados (promessa de campanha do prefeito lembram?) nem seu “Sousa”, a AV Airão  virou um deposito de carros, todos estacionam no canteiro central e no meio fio tornando um inferno a vida dos seus moradores, pra sair da garagem de carro é um tormento, porque além de tudo, TODOS são extremamente mal educados, ninguém da passagem pra ninguém, quase todos os dias há um acidente no cruzamento da AV Airão com Major Gabriel, já pedimos um sinal  nesse cruzamento e a resposta é que vai atrapalhar o fluxo???? E as mortes que acontecem ali são NORMAIS???  Agora tem uns marronzinhos espalhados por alguns pontos da cidade fazendo “fita”. Eles chegam, falam, multam, 5minutos depois que se retiram a esculhambação volta toda outra vez. Desculpem mas somos um povo muito mal educado, so entendemos na “CHIBATA”. Tem que tirar a carteira de motorista, tem que aplicar multas altíssimas! Do centro não quero nem falar!!! É uma verdadeira aventura chegar lá! Manaus já foi uma cidade boa de se morar! Agora é esse INFERNO DE DANTE, tem que ter muito controle emocional pra ficar na PAZ. A pergunta que não quer calar é: SERÁ QUE AS AUTORIDADES ANDAM NAS RUAS??? E se andam O QUE ESTÃO ESPERANDO PRA MUDAR ISSO???


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (17 de Outubro de 2011)


Manazinha, hoje eu quero falar de FULERAGEM. Geralmente quando ouvimos essa palavra, nos preparamos para dar boas gargalhadas, La vem piada! só, que eu quero entrar no sentido da expressão pra falar de um determinado tipo de comportamento de muitas pessoas que desvalorizam o trabalho do outro. Vou falar especificamente da gente que faz televisão em Manaus (afinal é a minha praia). Quando eu comecei ha (17 anos atrás) tinha pouca gente no ar, contávamos nos dedos, agora são milhares de programas e gente de todo o tipo se intitulando de apresentador. O comentário nas ruas é: “como é que pode ! tanta porcaria no ar!”. Sabe porque pode? Porque qualquer pessoa pode comprar um horário no canal a cabo, as cabeças de rede tipo: Globo, SBT, Record etc... so podem passar a programação que vem do Sul e tem pouquíssimos horários disponibilizados para a programação local. Geralmente é só o jornal local e quando tem sobra eles metem logo um programa político desses que explora a miséria humana, o único canal genuinamente amazonense que poderia arrumar essa bagunça também se exclui, é difícil de negociar só trabalha com estagiários que topam qualquer parada.  Para fechar esse quadro com chave de ouro, tem gente que por um patrocínio, oferece um preço tão baixo que não da nem pra pagar a gasolina do carro confundindo a cabeça do cliente. Como essa pessoa consegue? Tem nas mãos uma produtora e câmeras, editores e outros profissionais que são pagos não pelo valor cobrado e sim pela produtora. O cliente  por sua vez acha que está “se dando bem” pagando pouco e aí a FULERAGEM está completa!. Manazinha eu com tantos anos no mercado posso lhe garantir que esse tipo de publicidade NÃO DA RESULTADO! Como que o telespectador vai gravar algum nome no meio daquele bate palmas televisivo? FALA SÉRIO! Nos precisamos criar um sindicato ou uma associação pra acabar com essa prostituição.



(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (15 de Setembro de 2011)


Geralmente os casais se separam porque um deles traiu ou porque um deles bebe muito ou porque bate na mulher e aí vai aumentando o rol de comportamentos insuportáveis...Geralmente quando você encontra alguém que acabou de separar essa pessoa esta super magoada e a gente nota no olhar. O que ninguém comenta e é disso que quero falar é quando o casal se separa porque simplesmente o amor acabou! Quando casamos fazemos aquele juramento que aquela união é pra vida toda, nada mais cruel e sem sentido que determinar uma coisa que é dinâmica e que vai mudando com o passar dos anos. As vezes as diferenças de crenças e sonhos são tão díspares que o distanciamento é inevitável ! quando você menos espera começa a olhar aquela pessoa como um estranho, a ter pudores como se nunca tivessem se visto......doi mas é verdade! O amor acabou e nem houve uma briga! Como explicar as pessoas que você separou mas continua amiga, que vocês continuam trabalhando juntos!!! Geralmente a expectativa é ver “SANGUE”, alguém sofrendo muito ou a pessoa já tem um novo amor. Mana nem sempre a vida é um folhetim previsível de novela! A vida tem caminhos que não estão nos livros, a vida surpreende! E quer saber mais? Isso é que é gostoso de experimentar, é maravilhoso saber que você pode mudar o curso da sua estória, pode se sentir desimpedida de uma formalidade que te faz infeliz, pode conquistar sua “alforria” sem precisar chegar no seu limite. Tudo na santa paz do senhor! Vou terminar com um trecho escrito por Martha Madeiros:” A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria..... Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.”



(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (08 de Dezembro de 2011)


Não sei se vocês se lembram daquele quadro de humor do primo RICO e o primo POBRE, que o personagem dizia: “RICO tem cada uma!” então, estive no lançamento de um empreendimento imobiliário de alto padrão que pretende revolucionar o modo de viver de pessoas abastadas. Na apresentação o dono do empreendimento disse: “quando começamos a ganhar um dinheirinho, a primeira coisa que pensamos é em ter uma casa enorme, espetacular, com quadra poliesportiva, piscina, churrasqueira, milhões de andares, elevador etc..” com o passar do tempo, o dinheiro se solidificando, tendo segurança de que ele vai ficar em nossas mãos, vamos mudando os conceitos. Pra que uma casa tão grande? Casa grande da uma mão de obra ! nossa! Tem que ter um arsenal de funcionários, segurança e tantas outras coisas que tiram completamente nossa privacidade! Cansa só de pensar! E é aí que parece que você volta para o início. Uma vez, conversando com um amigo muito próspero ele me contou que quando chegou em Manaus, liso, sem um tostão, um parente lhe disse: “meu filho: você vai crescer, ganhar dinheiro, ter tudo que o dinheiro pode comprar, e depois vai ver que nada disso tem tanta graça, vai querer reduzir e vai sentir que o mais importante está dentro de você”. E não é que ele tem razão? Eu seria hipócrita se dissesse que dinheiro não é bom! Você quer mudar de um casarão para um apartamento menor mais com toda a mordomia e conforto! O que mais me impressiona em gente de muita grana é a capacidade que eles tem de perder a noção do “ticket”, pra eles cem reais é um troco, mana o lançamento é pra gente super $$$$  e nós, pobres mortais ficamos aqui só fazendo a conta de quanto vai ser o condomínio. Manos, adoro ver minha cidade crescendo, acho o máximo a coragem do empreendedor de investir pesado aqui a única pergunta que faço é: TEM MERCADO? 



(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (04 de Agosto de 2011)


Manazinhas, a impressão que tenho hoje, (entrando no Forte Copacabana) é que vivemos dois Brasis: um, com objetivos bem claros, pautados na retidão de caráter, no crescimento, na busca por melhores condições etc.....etc.... O BRASIL DE TODOS NOS! E o outro, obscuro, fraudulento, corrupto e insano ! Parece coisa de filme! Quando você entra no forte, tem um soldado todo paramentado na porta em posição de sentido, sem mexer um dedo! O lugar é belíssimo e tem um Museu do Exército fantástico que conta a história do Brasil desde o tempo das caravelas até os militares que foram presidentes do Brasil. Confesso que vendo a foto dos presidentes senti uma imensa saudade desse tempo.Vou lembrar alguns nomes: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici,Ernesto Geisel, João Figueiredo, depois começou o governo dos civis e é aí que a coisa pega!. Manazinha, NÃO TEM TRÉGUA todo dia é uma noticia BRABA de corrupção . Uma das últimas é da prefeita de Magé (município do Rio de Janeiro)  que além de estar se perpetuando no poder como mais uma representante de oligarquias familiares, tipo nossos coronéis de barranco, quando o povo se rebelou mostrou a bunda para a imprensa como quem diz: “Tô,.........pra vocês, quem manda aqui sou eu”. Pra mim, além da cadeia (que deveria ser imediata), essas pessoas merecem uma SURRA bem dada. A saudade que sinto é de AUTORIDADE, SERIEDADE! . O que vemos hoje é uma classe de LADRÕES DESTEMIDOS que se protegem entre si se alastrando pelo nosso país. NÃO TEM CADEIA!!!!! Eles fazem o que querem!!! Não é possível que não se dê um BASTA nisso!. Uma das coisas que mais me irrita nessas estórias é que os políticos quando falam em público, falam  como se estivessem declamando, conspurcando os poetas, verdadeiros preservadores da cultura de um povo.  



(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (12 de Agosto de 2011)


Manazinhas, a noticia caiu como uma bomba no coração das mulheres! Reynaldo Gianecchini está com câncer linfático! COMO ASSIM????? Aquele “Deus grego”, aquele espetáculo de homem é HUMANO???? Quantas mulheres sonham com esse homem lindo para pelo menos suavizar seu cotidiano  (as vezes) tão enfadonho!!, quantas mulheres fantasiam estar com ele no maior romance! Todas nos suspiramos milhares de vezes quando ele fez aquela novela com a Claudia Raia, ele era um mecânico sujo de graxa,e partia  todo viril pra cima dela, e a Marilia Gabriela o que  ela tinha diferente de nós???? Branquela, meio sem sal e ainda por cima muitos anos mais velha que ele!!!! (excelente profissional), mas como fêmea........pois é criaturas o homem é HUMANO! Declarou que está preparado para enfrentar essa batalha e conta com o apoio de todas nos! E La vamos nos da viagem erótica ao terço.....Essas noticias so vem confirmar de maneira dramática que somos humanos e extremamente frágeis. As vezes fico aqui numa conversa intima com Deus e pergunto porque ele nos fez tão temerosos a morte? Se essa  é nossa única certeza, porque não temos um conforto de alma quando nos levam entes queridos? Pode reparar, quando um grande artista, muito religioso sabe que está doente, é aquela enxurrada de promessas e pedidos etc....se acreditamos que existe uma outra vida porque temer? São os tais mistérios da existência que nos baixam a “crista” e nos colocam no nosso verdadeiro lugar. Se fossemos REALMENTE mais solidários mais irmãos ,o mundo sería outro. Mas vamos lá na corrente de orações pra salvar o nosso ídolo. E que Deus se compadeça de nossas duvidas e medos!


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (23 de Junho de 2011)


Hoje no super mercado ouvi uma mulher falando:”nós temos que ser superior”, na hora continuei minha caminhada rumo às compras, mas aquela frase ficou martelando na minha cabeça e comecei a pensar. O que é SER SUPERIOR ? eu já tinha reparado seu semblante na hora que ela falou e vi um certo ar de altivez......parecia alguém onde a emoção não chega.....acho que foi isso que me incomodou e resolvi divagar sobre o tema. Ser superior é estar acima de alguma coisa, é não dar o braço a torcer....será que isso é produtivo para o seu crescimento pessoal? Porque o ser humano tem dificuldade de demonstrar claramente a sua emoção? Hoje existe uma onda de que tudo deve ser politicamente correto, já não vemos mais as emoções transbordarem nem entre os apaixonados. Parece que ficou cafona externar sentimentos em público, o resultado disso é uma rigidez de comportamento absurdo e um distanciamento da verdade de cada um. Quer dizer que alguém te machuca na vida e tu tens que fingir que aquilo não te pegou. Engole seco e vai levando a vida.....como se nada tivesse acontecido. Não seria muito melhor ao invés de bancar o superior esclarecer os fatos ? Somos humanos, erramos muito, só vamos crescer e mudar comportamento entendendo nossos acertos e erros, discutindo diferenças, respeitando os limites de cada um, e nos tornando visíveis uns para os outros. Essa bobagem de querer ser o que a folhinha não marca é um atraso existencial sem tamanho. Mana, a vida me ensina todo o dia a quebrar amarras, quebrar ditos vindos de ordens paternas, quebrar paradigmas, me ensina a pensar com minha própia cabeça e não me sentir infringindo lei alguma. Nos envelhecemos mais rápido quando carregamos um monte de coisas que não nos pertecem. A liberdade que se alcança quando se é legitimo, não tem preço! Não podemos ter medo de discutir a vida, os caminhos, os embates, seja la com quem for. Não gostou, fale! La no fundo, ninguém acredita em disfarces, e todo mundo percebe quando estamos fingindo ou falando a verdade. A vida corre muito rapidamente, não podemos desperdiçar sua grandiosidade. Ser grandioso é estar inteiro naquele momento com todos os sentimentos vivos e plenos. Pense nisso!


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (14 de Abril de 2011)


Passando outro dia por uma vitrine de livraria fiquei impressionada com alguns títulos: “COMO CONQUISTAR UM MARIDO”, “COMO SE TORNAR UM VENCEDOR”, “COMO FICAR MILIONÁRIO” etc..... etc..... Hoje o mundo está repleto de manuais propondo O PULO DO GATO......SERÁ ?. desde quando a humanidade é sensata?, desde quando o comportamento humano segue regras e formulas?, Somos o resultado de uma soma perfeita ? O que dizer de pessoas aparentemente centradas, bem posicionadas na vida, com dinheiro  mas com comportamento estranho, tipo: necessidade de roubar, compulsividade na comida , gente que não controla a necessidade de comprar, vícios  de todo o tipo e por ai vai crescendo a lista sem fim. Por mais que nos empenhemos , somos complexos e sempre falta alguma coisa que na maioria das vezes não sabemos identificar, so sentimos um imenso vazio mesmo junto de uma multidão. Cada atrocidade que vemos no mundo nos deixa mais perplexos diante da nossa existência . Tem sido divulgado na mídia um VT do assassino do colégio de Realengo. Fiquei olhando aquele SER falando de maneira correta sua vontade de dizimar pessoas, bem pausado, bem normal, e o meu olhar ficava atento a seu olhar tentando ver alguma espécie de loucura naquele rosto , alguma expressão que pudesse justificar tudo aquilo, mas o que vi foi um SER com uma fisionomia natural de quem sabe o que quer. Nos que ficamos pra contar a estória é que temos necessidade de explicar !  QUEREMOS ENTENDER !  e o que dói é perceber que a MALDADE, a CRUELDADE, a BRUTALIDADE pode vir de uma pessoa igual a você! COMO EXPLICAR !!!. hoje vemos palestrantes super conceituados que vem motivar as pessoas para se tornarem lideres, vencedores, pessoas de sucesso. Eles chegam também cheios de ensinamentos e quem está na platéia fica se sentindo meio burro de não ter pensado nisso antes. Lembram da febre do O SEGREDO ? outro campeão de vendas e cheio de idéias aparentemente banais para tornar qualquer um  VENCEDOR ? Se a vida fosse resolvida dessa forma todos seríamos vencedores em tudo era só seguir o manual !


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (Abril/2011)


Hoje eu ouvi uma frase revolucionaria! Uma pessoa disse no meio de uma conversa: “isso é DDD”.e o que é DDD? DISCAGEM DIRETA com DEUS....Adorei! é isso aí, tem gente que não admite o talento vindo de Deus, faz questão de ficar explicando tudo, e pensa: se fulano pode isso eu também posso!!! Esquece apenas um pequeno detalhe: tem pessoas escolhidas , eleitas que não se explicam via razão, essas pessoas tem o DDD e parecem responder a um anseio do senhor, são geniais naquilo que fazem e nem todo o conhecimento do mundo vai fazer outra pessoa  ser parecida com ela. Na história mundial temos muitos mestres que nos mostram isso o tempo todo: Mozart, Picasso, Felline, Shaekspeare, Orson Wells, Ava Gardner, Billie Holiday e tantos outros. Esses DDD não tem clones, foram absolutamente únicos, ninguém se compara ! E quando essas pessoas tem o SUCESSO aí todos querem pegar uma carona LEGAL !, chega a ser em determinados casos até patético ! Sinceramente, não entendo porque o ser humano não se agüenta! Tem que estar sempre na cola de outro. Neste momento tenho lido muito os livros do guru indiano OSHO, e tem um que ele fala da liberdade, ele diz: “Liberdade significa capacidade de dizer “SIM” quando é preciso dizer “SIM”, de dizer “Não” quando é preciso dizer “NÃO” e de ficar calado às vezes, quando nada é necessário . Ficar em silêncio, não dizer nada. Quando se pode dispor de todas essas dimensões possíveis, existe liberdade. Pensando bem ele está certíssimo! E ele vai mais fundo e diz que a verdadeira liberdade é espiritual não tem nada a ver com o mundo exterior. A verdadeira liberdade não é política, não é econômica; é espiritual. A liberdade política pode ser tirada a qualquer momento; a liberdade econômica pode desaparecer assim como uma gota de orvalho sob o sol da manhã. Elas não estão nas suas mãos. E aquilo que não está nas suas mãos não pode ser chamado de verdadeira liberdade.A verdadeira liberdade é sempre espiritual. Ela tem algo a ver com seu ser mais profundo, que não pode ser acorrentado, que não pode ser algemado, que não pode ser posto numa prisão, portanto ser livre faz parte da condição humana e requer grande aprendizado e humildade, não precisa nem deve colar em ninguém!


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (Abril/2011)



Porque será que ficamos cegos para determinados tipos de comportamento? Repetimos, repetimos e repetimos......Vamos crescendo cheios de sonhos, tocando a vida numa direção e quando vemos estamos caindo na mesma ¨CILADA¨. Conheço uma pessoa que pra mim anos atrás  era uma promessa de competência e modernidade. Eu ainda estava nos estudos e ela já era uma empresária, bonita, bem vestida....aquele tipo de pessoa que por onde passava todos viravam  cabeça para olhar . Eu me lembro que ela era destemida, viajava o mundo inteiro, enquanto eu ainda me sentia, ¨FILHINHA DE PAPAI¨, agarrada a família . Sabe aquela pessoa que você se espelhava pensando: quando eu crescer quero ser igual a ela......Éramos praticamente da mesma idade, mas eu me sentia ainda nos ¨cueiros, ¨.pois bem, o tempo passou, eu morava em outra cidade, deixamos de nos ver por bastante tempo. Outro dia, numa viagem nos reencontramos. Tomei um susto! Sua figura não era mais nem a sombra do passado . Pense numa mulher abatida, sem viço , um olhar triste,magérrima....ACABADA!!!  . Chorosa me contou que estava cheia de dívidas, muito preocupada sem saber o que fazer direito para sair da situação de angústia que se encontrava. E o seu negocio tão pioneiro e promissor na época?, ( perguntei), ela foi falando e eu fui percebendo nas entrelinhas que o que era vanguarda e inovador foi esmagado pelo crescimento da cidade e por outros empreendedores mais rápidos. A imagem  que consegui fazer é como a de um palito de fósforo. Quando você risca   ele  acende o fogo lindo!, aí ele vai queimando virando cinzas, sumindo. Ela não acompanhou o seu tempo. Ficou no mesmo lugar, do mesmo tamanho com as mesmas idéias. Ela não arriscou!! Foi consumida dragada pelos que chegam  cheios de gás!, nem casar ela conseguiu. Não por falta de pretendentes, teve muitos....mas disse NÃO pra todos, preferiu ficar no seu mundo construindo só na sua cabeça e hoje sente o impacto da DERROTA. Percebi pelo que me contou como ela repete comportamentos infantis  até hoje . Como é difícil se desvencilhar de um tipo de criação e como sem querer a família prejudica um ser! Como idéias arraigadas são o retrato da incompetência. Ser competente é estar aberto a mudanças por mais difícil que elas possam ser. É compreender que fazemos parte de uma família, mas somos ÚNICOS , não precisamos necessariamente nos misturar. Precisamos repensar comportamentos,  não deixar a vida nos levar feito  avalanche!. Fiquei chocada com o que percebi da minha amiga e que  sirva para pensarmos em ser mais humildes diante da grandeza do aprendizado. Olhar nos olhos e ouvir um ao outro ainda é a melhor opção.


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (Julho/2011)


Manazinhas, o que mais me incomoda na corrupção alem do dinheiro roubado é a falta de vergonha na cara desses cidadãos! Eles pensam que o povo é burro de todo e eternamente manipulado na hora da eleição, aí eles se banqueteiam.....com um salário de mais ou menos R$ 20.000 por mês eles conseguem quintuplicar seu patrimônio e de toda a sua família, conseguem levantar vários prédios na cidade e mais outros negócios que nos (pobres mortais) nem temos acesso.......a pergunta que vem de uma pessoa com princípios é: ELES NÃO SE ENVERGONHAM???? Não se apavoram com os jornais, as rádios, as televisões, as revistas expondo toda a sua canalhice??? E a família? Os filhos? A mulher? Será que eles tem MÃE? Fico IMPRESSIONADA com a sordidez que nosso país vive  cercado de ladrões incompetentes, destemidos e sem vergonha! Aonde vamos parar? Até quando temos que engolir esses vilões do poder público? Sabe porque eles se sentem donos do mundo e impunes? Porque por onde passam vão soltando GORDAS propinas e o povo do caminho recebe! É por isso que aquele ditado é certeiro: “O POVO TEM O POLÍTICO QUE MERECE”. Ao invés de aceitar um troco, uma miséria que não vai adiantar de nada , diga NÃO, DENUNCIE, faça um “ESCARCEU”. Temos que sair da zona de conforto e botar a boca no trombone, CHEGA ! eles, (esses políticos) são tão BURROS, que sequer fazem uma melhoria para o país.....pelo menos pra disfarçar! E agora a imprensa vai pegar pesado. BEM FEITO! E nos vamos acompanhar. Nem com o cidadão caindo a postura muda. Eles dizem logo que vão “COLABORAR “ com as investigações e que vão permitir a quebra do sigilo bancário, pensando mais uma vez que somos otários e vamos mesmo acreditar que tem alguma coisa no seu nome,. Para isso existem os “laranjas”.Quem tem realmente vontade de fazer alguma coisa por nosso país sequer tem uma chance! FALA SÉRIO! Mas como boa brasileira tenho FÉ que um dia isso mude!


(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (Agosto/2011)


A ingratidão é um dos piores sentimentos do ser humano. Pense naquela pessoa que você ajudou a crescer com todo amor e carinho, que você julga amigo e na primeira oportunidade te “morde”! e como tem gente assim! Esse tipo de gente, chega todo humilde, todo prestativo, fazendo tudo para agradar, fica por ali, so fotografando tudo ao seu redor, é observador e vê quem são seus fornecedores, seus parceiros, seus amigos, fica ligado nas suas idéias e geralmente  te elogia muito, você fica crente que tem um amigo! Por trás, essa pessoa (que tem inveja  )se julga muito   melhor que você em tudo e que é um desperdício você ser mais bem sucedido do que ele. Essa sensação de ser observada, vampirizada e copiada por alguém é muito ruim! Não estamos no Big Brother, estamos na vida real! Mas continuemos....Muito bem! Quem faz uma vez REPETE, porque esse comportamento vem da sua natureza sem princípios, sem valores, vale o seu bem estar, o resto que se lixe! Ele é SUPERIOR!!!!E  a pessoa embriagada pela vaidade começa a ouvir os interesseiros e sai cortando todos os verdadeiros amigos? começa a ficar inacessível, não atende telefone, tem que marcar hora com a ilustre figura, se ACHA a última bolacha do pacote!!! Fala sério é um NOJO! Se diz o inventor de tudo, tomando pra si a autoria de muitas coisas que já estão no mercado há muito tempo e todos sabem de onde vem. Uma pessoa dessa tem futuro? So se for na Libia, que está recomeçando uma estória. Essa pessoa se quebra por si só, porque esquece um principio básico da humanidade: NÃO SOMOS SOS, dependemos uns dos outros. Ninguém é melhor que ninguém e a humildade é um sentimento que impulsiona para o progresso. PENSE NISSO!!!

(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)  

Pense comigo (Março/2011)


Manazinha, afinal de contas, temos nariz furado?? O que acontece  com esse povo de fora que ainda pensa que só tem índio aqui???FALA SÉRIO enquanto não nos valorizarmos OS OUTROS serão SEMPRE os agraciados , patrocinados, paparicados etc.... Já tivemos o exemplo da banda RESTART que o garoto não sabia nem se tinha gente no Amazonas, disse que é louco para conhecer o Amazonas......mas tenho certeza que na cabeça dele passou que ele vinha para um safári com muitas onças, cobras, etc.... deve ter imaginado que seria IRADO viver toda essa emoção ! agora temos um Fórum de sustentabilidade, cheio de artistas vindos de fora, cheio de astros internacionais, Arnold Scharzenegger , Bill Clinton, e outros.....NADA CONTRA, pelo contrario TUDO A FAVOR . O que quero entender é porque não juntar nomes  da nossa terra  num evento tão internacional como este  ? Cadê nossos chefs consagrados que nos encantam com suas iguarias, que conhecem tudo de temperos e suas combinações , que nos fazem comer gemendo de tão gostoso ? cadê os VERDADEIROS defensores da Amazônia, gente que vive na floresta, gente que estuda e sabe  como ninguém o que se passa por aqui ? Cadê nossos cantores espetaculares ? A impressão que da é que vivemos  num mundo à parte e que nesses eventos mais estrelados somos vistos ainda  como gente de segunda classe . QUE PENA! Quem perde são eles que não vão provar o VERDADEIRO ENCANTO AMAZÔNICO. Até quando vamos nos render ao povo que as vezes é só fama ? Manazinhas isso é quase um desabafo ! quando decidi voltar para a minha terra Manaus, sabia que a briga ia ser feia pela nossa VALORIZAÇÃO e AUTO ESTIMA , mas confesso que não voltei para fazer o  jogo dos poderosos, não estou aqui para concordar com coisas que eu NÃO ACREDITO ! Sou justa e AMO VERDADEIRAMENTE A MINHA CIDADE, portanto ACREDITE ! ainda vamos ser o lugar que vai SALVAR o PLANETA.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PENSE COMIGO (OUTUBRO 2011)




Hoje é dia do meu aniversário!!! Sou igual criança, falo pra todo mundo muito antes da data pra ninguém esquecer! ADOOOOOOOOROOOO FESTAAAAAAAAAA! Não precisa ter balão, mas precisa ter EMOÇÃO, muita EMOÇÃO, afinal de contas viver é um presente ESPETACULAR de DEUS! Precisamos CELEBRAR!  É tão bom acordar com um abraço apertado da filha, o telefonema de amigos o carinho dos fãs! Fico que nem “pinto molhado”, escorregando na alegria! Às vezes as pessoas me perguntam como me mantenho jovem? Te garanto que essa jovialidade vem da maneira de olhar a vida! Estou sempre acreditando na FELICIDADE, mesmo que a vida me machuque, procuro sempre tirar de uma situação uma lição pra melhorar, mesmo que chore muito durante o processo! E acordo todo dia compreendendo a importância que tenho para Deus como sua filha porque ele me da mais uma oportunidade de viver e transformar a minha vida, como diria Caetano, é LINDO LINDO LINDO. Não entendo como pessoas podem ser mal-humoradas e resmungar o que a vida lhe traz. Temos que agradecer, sempre.  O tempo traz um amadurecimento especial e quem está esperta começa a desapegar, não da vida, mas do que te faz mal na vida! Nascemos com todos os atributos para a felicidade e desperdiçamos maldizendo e desdenhando como se fossemos virar “pedra”, FALA SÉRIO! Agradeça! Tenho certeza que sua vida se transforma quando você tem amor no coração! Não polua seus pensamentos com  imagens de miséria dos sentimentos! Tenha força coragem! Lute pela felicidade sua e dos outros, tenha ALEGRIA, você cura males com bom-humor. A energia, vitalidade vem do descompromisso com a dor! Cabeça renovada todos os dias, ver aquele momento como único e especial!. Manazinhas, quem sou eu pra dar lição de moral? Não sou melhor  que ninguém! Mas quero compartilhar com vocês minha alegria  de estar fazendo mais um aninho de vida. Obrigada meu Deus!

(Texto publicado no Jornal Manaus Hoje onde escrevo uma página todos os sábados)